É histórico que o primeiro trimestre não tem grande potencial de vendas para o varejo brasileiro.
Afinal, nesta época, grande parte das pessoas ainda está pagando muitas compras de fim de ano, além de ter que arcar com muitas despesas provenientes do início do ano, como impostos, matrículas e material escolar.
Apesar disso, nos últimos anos, este período tem dado um salto nas vendas devido, principalmente, ao Dia do Consumidor e as vendas online, principalmente em E-commerce.
A data, comemorada em 15 de março, é considerada hoje a mais promissora no que diz respeito a vendas durante o primeiro trimestre do ano. Devido ao seu alto potencial, é chamada também de “Black Friday” do primeiro semestre.


E como vender mais no Dia do Consumidor?


Afinal, é isso que importa! Para aproveitar essa data da melhor forma, aumentando o reconhecimento de marca, o relacionamento com os clientes e as vendas, é necessário oferecer alguns diferenciais:

  • Promover descontos verdadeiros. Algumas ações que podem otimizar a performance de vendas são aplicar descontos agressivos em alguns itens do mix, oferecer descontos progressivos e montar kits com descontos para aumentar o ticket médio.
  • Criar campanhas chamativas. Criar campanhas, motes, frases que sejam cativantes e persuasivas é importante para atrair a atenção das pessoas e converter vendas. Hoje, é muito importante criar um vínculo com os consumidores, gerando um material que seja “consumível”, assim como os produtos.
  • Investir em divulgação. É impossível vender pela internet se as pessoas não veem sua loja e seus produtos. Para ser visto, é necessário investir em campanhas de divulgação. O investimento nem sempre precisa ser alto, qualquer quantia ajuda a marca a ganhar visibilidade e alcanças novas pessoas.
  • Valorizar o cliente. Além de turbinar as vendas, o objetivo do lojista deve ser sempre fidelizar os clientes e estabelecer com eles um relacionamento de longo prazo, que proporcione uma experiência de compra memorável. Dar um atendimento excepcional, contar com uma operação agilizada, enviar recados de agradecimento, oferecer um bom unboxing e incentivar as avaliações de compra são algumas atitudes que valorizam os clientes, não apenas no Dia do Consumidor, mas durante todo o ano.

Dia do Consumidor e E-commerce hoje

Além disso, os números são muito promissores. Segundo pesquisa feita pela Social Miner e pela Opinion Box, em 2019, apenas 46,9% das pessoas conheciam a data. Já em 2020, esse número subiu para 64,1% e só tende a aumentar nos próximos anos.
Outros dados que chamam a atenção entre as pessoas entrevistadas e que vêm mudando o cenário de compra online são que 47,80% dizem que preferem pesquisar e comprar online, o que mostra a importância do Dia do Consumidor no e-commerce.
Entre as categorias que devem fazer sucesso no Dia do Consumidor no e-commerce estão a de eletrônicos e informática (43,20%), eletrodomésticos e eletroportáteis (38,20%), moda e acessórios (36,20%) e beleza (26,80%).

De acordo com a pesquisa, o preço, as promoções e o valor do frete continuam sendo os aspectos cruciais para comprar nesta data, por isso é tão importante que as promoções sejam reais.

Por fim, que tal colocar essas dicas em prática para alavancar seu Dia do Consumidor ou aplicar em alguma outra campanha para obter ótimos resultados?
O mundo está mudando e, com ele, a forma de comprar também. Aposte em diversificar ou melhorar suas vendas com um e-commerce de qualidade, otimizado e responsivo e veja a diferença!

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